O Projeto Micromundo foi criado para facilitar a inserção de aulas práticas de microscopia no currículo escolar. O programa consiste do microscópio Foldscope, livros paradidáticos na área de Ciências da Natureza, elaborados com base nos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a capacitação de professores com suporte remoto durante todo o ano letivo.

Os Microscópios já existem há anos e são utilizados em diversos propósitos importantes. O microscópio portátil Foldscope veio como uma inovação disruptiva à tecnologia tradicional, combinando leveza e baixo custo sem comprometer qualidade.

Sabendo que a experimentação possibilita aliar teoria à prática, desenvolvendo a pesquisa e a problematização em sala de aula, este programa poderá ser utilizado por professores como motivador inicial ou estratégia finalizadora de suas aulas teóricas, ou para a extrapolação dos conteúdos vistos em sala de aula. Esta inovação traz vantagens para os diferentes sistemas educacionais, como o sistema híbrido, em que as pesquisas podem ser realizadas ou expandidas fora do ambiente escolar; ou no sistema de aula invertida ("flipped classroom"), em que a prática apresentada é vivenciada pelos alunos como um detonador da pesquisa de fundamentos teóricos.




Conheça nosso currículo!

Camille Levi

Co-Founder da WECAP TECH.



Trouxemos para o Brasil o microscópio de papel - FOLDSCOPE que nasceu em 2014 no laboratório PrakashLab na Universidade de Stanford, Califórnia. A ideia surgiu baseada na chamada “Engenharia Frugal”, para criar melhores instrumentos no auxílio do diagnóstico da Malária em áreas rurais da Índia. Desde então ganhou novos atributos e já está sendo utilizado por mais de um milhão de pessoas em mais de 140 países, desde estudantes primários até prêmios Nobel.

Por meio da experimentação, alunos poderão aliar teoria à prática possibilitando o desenvolvimento da pesquisa e da problematização dentro e fora da sala de aula.


Cintia Capasso

Co-Founder da WECAP TECH.



Este curso foi criado para auxiliar você no manuseio do seu microscópio Foldscope. Vamos seguir passo-a-passo, desde o preparo para a montagem do microscópio portátil até a preparação de lâminas para observação. O Projeto Micromundo veio para democratizar o acesso à microscopia, sendo cada criança com seu próprio material.


Este programa foi desenvolvido no Vale do Silício e adaptado para a realidade curricular brasileira, disponibilizando o acesso a ciência a todos.


Venha conosco nesta jornada!

Investimento

Coleção Micromundo


A Coleção Micromundo foi elaborada a partir de objetivos descritos na BNCC, nas 3 unidades temáticas das Ciências da Natureza.

Módulos


Os módulos deste curso tem como objetivo promover o aprendizado da manipulação do microscópio portátil Foldscope e confecção de lâminas de microscopia.

Atividades
Interação com nossa equipe durante todo ano letivo

Este curso promove a interação entre usuários do Foldscope, além da oportunidade de trocas entre professores. Além disso, o apoio remoto com interação direta com a equipe Foldscope Brasil beneficia professores durante todo ano letivo.